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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sexo, futebol e vale tudo?

Em nome da comunicação, nomeadamente no marketing, vale tudo para fazer passar a mensagem? Ou, na ausência de mensagem, para "fazer falar", seguindo a máxima "falem mal de mim [ou da minha marca] mas falem"?
A eterna dúvida volta a envolver Cristiano Ronaldo e o Mundial de Futebol. Depois do tiro no pé dado pela Pepsi aquando dos apuramentos, agora foi o estilista Sergio Kamalakian a lançar uma linha de t-shirts com as frases "C. Ronaldo is gay", "Maradona maricón", "Zidane is over", "Messi cabrón" e "Balotelli is a loser".
Conseguirá Kamalakian tornar-se ainda mais conhecido e vender assim tantas t-shirts? Ou ficará "coxo" como ficou a Pepsi e verá voltarem-lhe as costas as grandes marcas a que a "Sergio K" já esteve associada (casos da Jameson, Land Rover e Stella Artois)?
Uma coisa é certa: em comunicação, nomeadamente no marketing, não basta ser criativo; é preciso ter bom senso. Ou não?


Postagem feita por Pedro Matos Trigo

8 comentários:

  1. Rui Duarte Mendonça16 de abril de 2014 às 18:39

    Se algum clube de futebol em Portugal fizesse o mesmo com os nomes de equipas adversárias, será que seria tão escandaloso assim? Ou será que apenas vemos quando toca no nosso umbigo?

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  2. A base do Insulto é sempre a mais fácil! Isso já devia ser um dado adquirido!

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  3. Estás numa festa e vês uma senhora muito atraente...
    Aproximas-te dela e pedes-lhe o seu número de telemóvel. No dia seguinte telefonas-lhe e dizes:
    - Sou muito bom na cama!
    Isto é marketing.

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  4. O objectivo deste tipo de comunicação é simples: falem bem ou mal, mas falem. Bom senso zero.
    A mim parece-me que estas acções, no momento, podem trazer frutos, mas a longo prazo não acrescenta nada, bem pelo contrário...

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  5. Concordo mas a verdade é que esse tipo de marketing chama muita atenção e é muito engraçado principalmente para quem está de fora. Por mais que concordemos ou não com o que é feito, o que é certo é que vende e resulta senão já tinham parado à muito tempo!

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  6. Nem sexo, nem futebol. Falta de imaginação. Para além de considerar ofensivo chamar uma pessoa de gay (prefiro homossexual). Desde quando temos a ver com as escolhas de cada um, sobretudo no que diz respeito à intimidade.Irra! que sociedade de estereotipos.

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  7. Por acaso os gays que conheço consideram mais ofensivo quando são chamados de homossexuais. Isto é claramente um aparte, mas apeteceu-me picar-te, Maria de Fátima :)

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  8. Uma questão de língua, em PT são homossexuais. Quanto ao cerne da questão, não há razão para discussão, para mim, que não me acho com o direito de falar sequer da sexualidade de cada um.
    Desde a sua existência, a humanidade sempre amou independentemente do género, o buzz só começou numa sociedade mais evoluída, Odeio aparthaid de todo o género e feitio, mais nada!!!

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