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quinta-feira, 1 de maio de 2014

Será o Marketing, Comunicação ou será Comunicação, Marketing? Ou serão conceitos diferentes e que apenas se cruzam nos seus objectivos?


 Marketing & Comunicação


Stalmir Vieira, autor do livro, Raciocínio Criativo na Publicidade, explica que o Marketing procura uma oportunidade de mercado através da análise do cenário, e, assim, determina acções para atingir seus objectivos de venda. Essas acções têm por objectivo atender as expectativas identificadas no público-alvo. Já a Comunicação entra no processo, traduzindo as intenções de marketing em estratégias para atrair a atenção do cliente.

Seguindo uma linha de pensamento mais tradicional, podemos, citar o Pai do Marketing, Philip Kotler, onde explica que o “Marketing é um processo social, pelo meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros". Tendo isto em conta, deveremos lembrar-nos dos 4 P´s do Marketing: Product, Price, Promotion and Place.  

Um dos pontos básicos da promoção, é a Comunicação. Seguindo estas premissas, podemos então verificar que a Comunicação está inserida dentro do grande abc do "Marketing".

Marketing é uma filosofia de gestão orientada para o cliente

Fazendo uma analogia com a Teoria dos Conjuntos, poderíamos dizer que comunicação está dentro de marketing, mas Ma
rketing não está dentro de Comunicação, assim como publicidade está dentro da comunicação, mas o inverso não é verdade.
Dentro da comunicação, dispomos de ferramentas como publicidade, relações públicas, Marketing direto, promoção de vendas e venda pessoal, onde cada uma executa uma tarefa estratégica, desde a venda de curto prazo à construção da identidade e imagem da empresa a longo prazo.


1 comentário:

  1. Ótima discussão. Há que esclarecer apenas três pontos: (1) o "pai" do marketing como disciplina é Jerome McCarthy - o qual bebeu na fonte de alguém "híbrido" de estudioso e profissional, Neil Borden, e publicou o "marketing mix" dos 4 Ps em seu Basic Marketing de 1960. (2) o quarto "P" do composto, "Promoção", não podemos esquecer, é tradução do inglês "promotion" - que não se pode confundir com o termo usual "promoção" utilizado para designar liquidações, "promoções de venda" e que tais. É, sim, tudo aquilo que você pode fazer para promover a sua proposta de valor - seja 'publicity', 'advertising', 'merchandising', 'events', 'sponsorship'. (3) proposta de valor, hoje, substitui "produto" como primeiro "P", pois pode ser também serviço, ideia, causa, ONG, partido, campanha político-eleitoral e, até, a vertente mais "atual", o chamado "marketing pessoal" - o que eu não substituo, preferindo denominar "relações públicas" para o indivíduo que precisa de divulgação - artista, atleta, consultor, pesquisador, professor etc.

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