Translate

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mentir ou não mentir? Essa, sim, é a questão!

É, pelo menos, uma boa questão para o mundo da comunicação refletir.
A partida de 1 de abril, como a que ontem publicámos sobre a atribuição de um pretenso prémio a este blogue, tornou-se frequente em muitos meios de comunicação social, enquanto que outros se recusam a fazê-lo, em nome da verdade informativa.
Qual é a sua opinião?
Pode ou deve um jornal, uma rádio, uma televisão ou um meio digital veicular uma notícia falsa no Dia das Mentiras? Em caso nenhum ou somente de uma forma que seja, simultaneamente, humorística e inócua quanto a induzir em erro o leitor/espectador?
É um direito dos mídia tratar esta data como outra qualquer e "entrar no espírito" desde que não firam o direito dos leitores à verdade? Ou um dever?

Postagem feita por Pedro Matos Trigo

6 comentários:

  1. Infelizmente existe muita falta de saber rir na sociedade portuguesa! Que todos os dias fossem 1 de Abril!

    ResponderEliminar
  2. Grande parte das notícias hoje em dia são mentira. Somente grande parte delas têm piada no dia 1 de Abril! Viva ao 1 de Abril!

    ResponderEliminar
  3. Rui Rita de Andrade3 de abril de 2014 às 13:07

    Se as grandes referências jornalisticas conseguem aproveitar o dia para se impulsionarem, porque será que em Portugal tem tantos comlexos com o dia. Relembro CNN, BBC, CNBC, NEW YORK TIMES, THE GUARDIAN, entre muitas outros exemlos.
    Para umas coisas, os estrangeiros servem como termo de comparação que são melhores, para outras já não servem!

    ResponderEliminar
  4. O dia 1 de Abril deve ser o dia preferido dos nossos governantes.

    ResponderEliminar
  5. O rigor e a verdade conquistam-se nos jornais ao longo dos anos e não se perdem, seguramente, por uma notícia numa edição, que tem a obrigatoriedade de ser desmentida na edição seguinte. Desde que esta seja transmitida com bom senso e não cause dolo declarado a ninguém.

    ResponderEliminar
  6. O que falta é essa tal crédito aos jornais nacionais!

    ResponderEliminar

Diga-nos o que acha e comente esta notícia!